quarta-feira, 21 de novembro de 2007

ELEIÇÃO DO UNICEUB

JSB se destaca na eleição do DCE da UniCeub



Durante toda a semana, a Juventude Socialista Brasileira do Distrito Federal (JSB-DF) enfrentou um processo eleitoral muito importante para o PSB-DF e principalmente para o Distrito Federal: a eleição do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do UniCEUB, um dos maiores e mais representativos diretórios estudantis do Brasil.

Por compreender o tamanho e a dimensão desse processo para o Movimento Estudantil de Brasília, a JSB-DF adotou uma estratégia mais que democrática. Convidou companheiros de partidos de esquerda representativos do DF para participarem de uma chapa que compatibilizasse com a história socialista e com o projeto que o partido almeja para a capital federal. O grupo, batizado de “Geração”, reuniu PSB, PT/Articulação Unidade na Luta e PDT, além de estudantes apartidários. E contou com o apoio político de dirigentes importantes do movimento estudantil de Brasília e ex-presidentes de DCEs.

A votação aconteceu no último dia 14, no campus do UniCEUB, com participação de mais de 5 mil alunos. A chapa Geração saiu vencedora, com nada menos que 85% dos votos válidos. A JSB-DF acredita que cumpriu sua missão: trazer de volta ao Diretório Central dos Estudantes do UniCEUB o debate democrático e socialista.

A vitória no UniCEUB serve de exemplo e motivação para as próximas eleições estudantis que a JSB-DF planeja participar. Mesmo este espaço sendo universitário é dever da coletividade participar de atividades integracionais afim de transformar o todo da educação brasileira, não apenas um segmento isolado. Por conta disto o próximo passo já está definido: a participação no Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (CONUBES), de 6 a 9 de dezembro, em Goiânia (GO), quando será eleita a nova direção da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e nós todos temos a tarefa de auxiliar nesse debate da Educação Básica e de Qualidade, pois somente assim é que vamos começar a implementar a universalização do acesso.

Nenhum comentário: