segunda-feira, 19 de novembro de 2007

CONGRESSO DA UPES

UPES elege nova diretoria e
delegados para Etapa Nacional do 37º Conubes

14ª Congresso da União Paulista dos Estudantes Secundaristas elegeu o novo presidente
da entidade mais 49 delegados que vão representar São Paulo na Etapa Nacional do CONUBES

Ao fundo, Paulo da Costa, destaque da JSB durante as atividades

Mesmo sob frio e debaixo de chuva incessante, centenas de jovens de todo o estado participaram na última quinta-feira (15), em Taboão da Serra, a 15 quilômetros da capital, do 14º Congresso da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES). O encontro fez parte da Etapa Estadual do 37º Congresso da UBES e elegeu 49 delegados que vão representar São Paulo na Etapa Nacional, de 6 a 9 de dezembro, em Goiânia.

Em chapa única, os participantes também elegeram a nova diretoria da UPES, que terá à frente pelos próximos dois anos o estudante da capital paulista, Artur Herculano. "Assumo aqui, neste fórum máximo da nossa entidade, a honrosa missão de conduzir esta entidade histórica dos estudantes paulistas. A unidade que se construiu aqui é a unidade que precisamos ao longo da gestão para levar a UPES a todos os cantos de São Paulo e fazer com que os estudantes dêem uma grande contribuição para as mudanças que o estado e o país necessitam. Esse é o compromisso desta nova gestão que se inicia.", afirmou o novo presidente, que substitui Thiago Andrade.

Pela manhã, a abertura do 14º Congresso da UPES teve como foco a conjuntura nacional e contou com a presença do prefeito de Taboão da Serra, Evilásio Farias (PSB) e representantes da Câmara dos Vereadores. Participaram também o presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Nivaldo Santana; o secretário-geral da UNE, Ubiratan Cassano; o presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE-SP), Augusto Chagas; o ex-presidente da UNE e membro do Conselho Nacional de Juventude, Gustavo Petta; além do anfitrião presidente da UPES, Thiago Andrade; e a vice-presidente da UBES, Michele Bressan.

À tarde, os estudantes formaram os grupos de discussão, no qual puderam aprofundar os debates sobre educação e movimento estudantil. Apesar da calorosa discussão, os jovens saíram dos grupos em clima de grande unidade e com a certeza de que a UPES tem uma imensa tarefa no próximo período: colocar milhares de estudantes nas ruas para dar um basta às políticas neoliberais adotadas pelo tucanato paulista, tendo à frente o governador José Serra, causando principalmente um desmonte da educação pública do estado.

Carta de Taboão

No período da noite, os delegados aprovaram por aclamação a "Carta de Taboão da Serra", documento que reforça os desafios dos estudantes para avançar na construção de uma nova escola. Foram aprovadas também moções sobre a democratização dos meios de comunicação e em memória dos 40 anos do assassinato do líder revolucionário Ernesto Che Guevara.

A Carta carrega o tom dos estudantes paulista nas criticas à estrutura antidemocrática nas escolas do estado que há uma década vêm sendo alvos da política neoliberais dos sucessivos governos tucanos. Eles criticam a falta de laboratórios, bibliotecas, a cobrança de taxas e a distribuição da merenda escolar.

"Os prédios das escolas mais parecem FEBEMs, não há laboratórios nem bibliotecas na maioria das escolas estaduais. Muitos alunos se formam no ensino médio sem terem algumas disciplinas por falta de professores. A merenda escolar não existe para grande parte dos estudantes. Nossa tarefa na construção desse Brasil é ainda maior: derrotar o projeto neoliberal, representado por José Serra, que é um entrave para o avanço do país. Nas escolas e nas ruas, os estudantes paulistas lutarão junto aos movimentos sociais em defesa da educação pública e de qualidade para todos, para que nosso estado esteja a serviço de um país justo, soberano e igualitário", diz trecho do documento.

Os estudantes paulistas reafirmam ainda o desafio de construir uma UPES mais ampla e combativa, fortalecendo a rede do movimento estudantil secundarista no estado, atuando em novas frentes, como a criação do Circuito Cultural Secundarista (CIRCUS), e participando mais das lutas das mulheres, GLBTT e outras.

Fonte: EstudanteNet

Nenhum comentário: